quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PLANEJAMENTO AULA - EJA

Disciplina: Geografia
Professor: Luís Vieira de Sousa

Série: EJA (2º Seguimento, 3ª Fase)


Proposta para reflexão: “Antes longe era distante”


Objetivo: Refletir sobre como as mudanças tecnológicas interferem nas relações com o espaço, as formas de comunicação e navegação nos primórdios da civilização, a evolução das comunicações e a atualidade, com a informação em tempo real.

Introdução preliminar para discussão acerca do tema:

A musica “Parabolicamará”, de Gilberto Gil, possibilita a discussão de diferente concepções de tamanho para o mundo, que podem depender das vivenciadas sociedades, das tecnologias e sua interferência nas perspectivas de espaço. A difusão de informações pelos meios de comunicação e a presença de transportes velozes tem possibilitado a percepção do espaço como próximo e/ou distante e do tempo como curto e/ou longo. Dependendo do horário, dos congestionamentos ou do transporte, pode-se demorar vários minutos para percorrer um pequeno trajeto. Tambem a condição socioeconômica acaba sendo determinante para a construção da noção de espaço. Quem pode viajar de avião? Quem tem acesso á internet e às antenas parabólicas?

Contextualização acerca do mundo do trabalho: as mudanças das relações com o espaço e o tempo na atualidade sofrem influencias da tecnologia, dos meios de comunicação, dos transportes e dos ritmos de vida e de trabalho. A tecnologia acelera os acontecimentos, encurta as distancias e o tempo torna-se mais produtivo. Se for possível produzir mais em menos tempo, menor será o custo da produção.

Descrição das Atividades avaliativas:

1 Conversa informal e aberta em sala com os alunos a respeito do tema em que a musica aborda. Que sentimentos ela transmite.

2. Conduzir e organizar as idéias que irão surgindo acerca da letra da musica.

3. solicitar dos alunos que elenque elementos do mundo atual que interferem na percepção do espaço. Será listado.

4. Como as mudanças elencadas afetam de maneira diferente as pessoas de condições sociais diversas?

5. Fazer uma proposta em que os alunos possam estar fazendo uma representação do mundo o “Mundo na sua visão” , possibilitar um momento em que todos ou a maioria possam localizar os locais mais distantes do seu dia a dia que já morou, visitou ou ate mesmo aquele que gostaria de conhecer.


Resultados esperados ao final da atividade:

Que o estudante possa entender as interferências que as mudanças tecnologias produzem no espaço e na vida e nas relações entre as pessoas e as suas concepções expressas através de representações: mapas desenhos, etc.


Material: Musica de Gilberto Gil, Parabolicamará.

Referencias bibliográficas:

Coleção caderno de EJA.
Globalização e Trabalho, texto 01, pagina 10 caderno do professo

Nenhum comentário:

Postar um comentário