sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Proposta como trabalhar a gramática contextualizada

E.E.E.F.M.Regina Tenório de Oliveira
Uma Proposta para os docentes de Língua Portuguesa e demais interessados
Professora : Lígia Fermiano Marin
Tema : A gramática aplicada em textos.
Dedicado aos docentes da área e demais colegas
Justificativa:
Ao perceber que a gramática nos dias atuais ainda é trabalhada em algumas escolas de forma tradicional ,tornando o ensino-aprendizagem desinteressante e de difícil entendimento é que se tem essa proposta do ensino a gramática aplicada aos vários tipos de textos ,de forma que nós educadores possamos tornar nossas aulas motivadas,dinâmicas e prazerosas para que nossos alunos compreenda com clareza , a importância das classes gramaticais para a construções de textos sejam mai coerentes.
Objetivo
-Oferecer essa proposta pedagógica para indicar de maneira clara e de fácil entedimento.
Enfocar a importância de se trabalhar as mesmas de forma contextualizada;
Propor aos educadores mudança de postura frente a sua prática pedagógica;
Estimular o professor para a utilização de músicas em sua metodologia;
Desenvolver a percepção auditiva na leitura dos diversos tipos de textos.

Metodologia
Tecnica: musica,textos escritos ,dinâmicas,tranparências,cartazes ,fichas, trabalho em grupo.
Recurso: áudio,textos xerocados –xerox-violão –retoprojetor-data – show

As atividades serão distribuídas com uma duração de 240 h ,distribuindo se as etapas dessas formas :
1ª Apresentação ,
2ª Dinâmica,
3ª Leitura –interpretação e compreensão (Eduardo e Monica)
4ª Identificars as classes gramaticais no texto.
5ªFazer um intervalo de 15 minutos.
6ª Apresentar dinâmica.
7ª Trabalho em grupos – textos diversificados.
8ª Apresentação do trabalho aos grupos.
9ª Dinâmica
10ª Avaliação.
Avaliação
Ao final desta proposta os participantes ,farão uma mesa redonda e deverão fazer um comentário oral e depois escrito sobre os pontos positivos e nevativos da proposta para as possíveis melhoras.
Referência Bibliografica
Cóco,Maria Fernandes,Hailler,Marcos Santana .ALP – Análise ,Liguagem e Pensamento. São Paulo .FTD,1993.
William,Roberto Cereja , Magalhães Tereza Cochar – Grámatica Reflexiva,São Paulo : Atual,1999.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Livro Gigante

Escola Regina Tenório de Oliveira
Plano de Aula com atividades
3°fase 3° Ciclo
Língua Portuguesa

Objetivo:

Estimular os alunos a confeccionar o livro gigante envolvendo o meio ambiente .(poluição,degradação do mesmo.)
Ter prazer nos momentos de leituras e incentivar os alunos a importância da leitura ,que os alunos menores possam se sentirem estimulados para praticarem a leitura tendo como exemplos os alunos maiores.


Conteúdos:
-Leitura de livros infantis Clássicos da Literatura e do autor Robson Rocha.
-Debate sobre as historias,
-Introdução do assunto e como produzir os textos,
- Distribuição dos mesmo ,leituras em grupos,passo a passo de como é explorado as historias;
- Textos escritos,
-Recortes ,ilustrações,pinturas,
-Revisão dos textos (refação dos mesmo).

Metodologia

Distribuir os livros ,abrir diálagos como fazer,
Separar os grupos,ler em silêncio e depois contar um para outro,
Iniciar a produção de textos.
Medir as folhas com cartolinas para ficarem enormes.
Iniciar com as ilustrações e depois as escritas,
Depois de tudo pronto ir para outra escola a do municipio a Escola Izabel dos Santos Farias e contar as historias que foram recontadas com outros personagens e outro assunto para as crianças do Pré-I e II ,terminado de contar as mesmas arquivamos os livros gigantes na biblioteca da E.E.Regina Tenório de Oliveira.Essas atividades tiveram duração de vinte horas.

Avaliação sempre continua ,processual em todos os momentos na execução da proposta.

Refrência Bibliográfica
A Impotância do Ato de ler Freire,Paulo 1921 de ler . em três artigos que se completam /Paulo Freire -São Paulo :Autoras Associadas :Cortes,1987

Parametros Curriculares nacionais :Língua Portuguesa Secretária de Educação Fundamental.-Brasilia Mec/SEF,1997.

Copyright Robson Rocha,2006

Professora Lígia Fermiano Marin